quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aos Diretores e Inspetores Educacionais

Quero expressar a minha admiração aos profissionais da educação, DIRETORES, INSPETORES. Contexto este no qual também faço parte há bem pouco tempo. Trabalhando em escola especial.A APAE, como coordenadora do PROGRAMA TEACCH, no turno vespertino, um programa desenvolvido especificamente para pessoas do espetro autístico. Trabalho também como professora, lecionando disciplinas de psicologia e sou consultora em gestão com pessoas e especialista em psicologia do trabalho e das organizações.

Como psicóloga sempre tive um pé na educação, não só um pé...a mão, a cabeça, enfim, sempre me exerceu um fascínio a arte de ensinar. Deixar sua marca na vida de uma pessoa, fazer a diferença na vida de alguém, fazer parte de alguma forma do seu desenvolvimento, contribuir para uma sociedade pensante, questionadora e mais justa. Essas coisas sempre me fascinaram muito.

Confesso que relutei, me esforcei muito pra não trabalhar nesta área, pra não fazer parte deste grupo, posso dizer de idealistas. Muitas vezes queremos abraçar o mundo, salvá-los através dos ensinamentos e teorias que acreditamos ser importantes, e o são com certeza. Acho que não preciso nomear os motivos pelos quais relutei tanto, eles são bem conhecidos por todos, mas poderia citar como exemplo a desvalorização do profissional, o sentimento de menos valia, os salários baixos, a falta de estrutura, de estímulos, a falta...e por aí vai.

Mas neste momento gostaria de fazer uma pausa, refletir um pouco sobre nós mesmos, no nosso fazer, repensar nossos planos, recarregar nossas forças, recuperar nossas energias e o mais importante...resgatar nosso valor como pessoas, como profissionais.

Grande responsabilidade, diria que quase impossível se não fosse por um detalhe: Eu acredito que Deus usa as pessoas para tocarem os corações uma das outras e que a felicidade pode estar nas coisas simples da vida. Então hoje eu tenho a pretensão de tocar o seu coração.

Preciso que você me auxilie, se esvazie um pouco, desligue de seus pensamentos, faça silêncio, mas não somente um silêncio externo, mas um silêncio da alma, quando estamos muito cheios, cheios de nossas idéias, nossos pensamentos, nossas verdades, geralmente não prestamos atenção no que o outro está se esforçando em nos dizer.

Convido-os a parar e fazer um exercício de "ESCUTATÓRIA", viajando num poema de nosso querido Rubem Alves.

SLIDES “ESCUTATÓRIA”

A esta altura, depois de termos viajado no poema de Rubem Alves, que é um convite a "ESCUTATÓRIA", um exercício que nos permitirmos fazer quando nos reunimos. Minhas intenções em meio as minhas esperanças ao apresentar a vocês esse poema, é remetê-los as raízes, as suas raízes, persuadi-los a refletirem naquilo que te faz sonhar, das coisas que te faz feliz, das coisas que te proporcionam realização, do seu trabalho, do seu valor como pessoa.

A nossa sociedade está vivenciando momentos difíceis, a educação está um caos, luta-se por melhores salários, melhores estruturas, melhores profissionais. Se por um lado os professores se queixam que as famílias estão transmitindo a elas a responsabilidade da educação que cabe aos pais, por outro lado as famílias se queixam que os professores não dão conta da educação que lhes cabem como educadores.

Cabe aos diretores e inspetores algumas responsabilidades como:
1-Resultados escolares,
2-Promover o crescimento do rendimento escolar do aluno
3-Prestar contas à comunidade
4-e por promover na escola um ambiente de crescimento e oportunidades.

Acredito que sejam capazes de tudo isso e muito mais. Discute-se muito hoje sobre o “FRACASSO ESCOLAR”, as suas causas, os culpados.
Arrisco a dizer que o sucesso ou o fracasso do trabalho que desenvolvemos dependerá exclusivamente de como temos exercido o talento e o dom que Deus colocou nas nossas mãos como Educadores.

Talvez as frustrações tenham levado você a se sentir menos valorizado no seu exercício, te levado a se sentir angustiado, deprimido e até mesmo adoecido.

A classe de educadores estão no topo de pessoas que mais adoecem e se afastam do trabalho. Podemos dizer que psicomatizam as doenças, ou seja, muitas vezes o corpo adoece por problemas psicológicos, emocionais.
Gostaria de compartilhar com vocês uma teoria de forma bem romântica, de autoria do Dr. Dráuzio Varella. Não se trata de uma receita, se bem que ele é médico, mas aqui ele faz referências de coisas simples, dicas que podem melhorar em muito a sua qualidade de vida. São coisas que vocês já sabem, não precisaria de uma psicóloga para lhes dizer, mas estou aqui só para lembrá-los.

SLIDES “A ARTE DE NÃO ADOECER”

Então se não quiser adoecer você precisa:
1- Falar de seus sentimentos,
2- Tomar decisões,
3- Buscar soluções,
4- Não viver de aparências,
5- Aceitar-se,
6- Confiar e
7- Não viver sempre triste.


Gostaria de finalizar dizendo que vocês são importantes, que têm valor, que contribuem para a formação de cidadãos descentes, que estão contribuindo para a formação do caráter de seus alunos, quando de forma ética e competente fornecem o suporte adequado aos seus coordenandos e estão contribuindo inclusive com a economia desse país, quando formam profissionais competentes, capazes de produzir com o seu trabalho.

Enfim, concluo dizendo sem constrangimento, independente de sua religião, se é católico, protestante, espírita, pois acredito que somos uma cultura por essência cristã, o povo brasileiro vem de uma cultura cristã, então acredito que não estou ofendendo ninguém quando digo que você é criação de Deus, que foi criado a imagem e semelhança de Deus. De um Deus vivo, poderoso, bondoso, misericordioso, que tem várias qualidades, Ele te criou, você é criatura de Deus, e alguns são seus filhos, sim digo alguns, porque entendo que filho é aquele que tem o outro como pai, se relaciona com ele, ama o pai, tem intimidade, o conhece bem, o obedece e segue seus ensinamentos. Sendo assim temos também a personalidade de Deus, tendo a sua personalidade, não podemos ser qualquer coisa. Porque Deus não faz besteiras. Somos muitíssimos especiais. Acredite!

Palestra proferida em homenagem aos Educadores e diretores.

Autora: Wanilda Varela